Retrospectiva da Copa

A Copa do Mundo FIFA que acabou no dia 11 de julho com certeza teve muitas peculiaridades. Foi talvez a Copa mais marcante, por seus elementos e fatos característicos, inúmeras coincidências e surpresas.
Conseguiu ter menos gols do que sua antecessora, é verdade. Foram apenas 145 gols. Mas o brilho do evento não foi nem um pouco ofuscado por esse baixo índice.

Já em sua estreia, uma onda tomava conta do mundo: o "Cala boca galvao", uma piada surgida no Twitter e que fez sucesso no mundo todo.

Um dos personagens marcantes foi logo apresentado: a vuvuzela. Nome engraçado. O mundo conheceu esse instrumento - uma espécie de corneta - que faz um barulho considerado irritante por muitos. Era usada pela torcida em todos os jogos.

Antes ainda da estreia, um de seus ícones já estava sendo muito comentado: Jabulani! A bola oficial da Copa vinha sendo muito criticada, por isso mesmo ganhou fama. Uma bola oficial nunca tinha sido tão famosa, tão chamada pelo nome.

E houve também as zebras - muitas zebras! A grande favorita Espanha perdeu de 1 a 0 para a Suíça já na sua estreia; a França e a Itália nem foram classificadas para a fase eliminatória; a Alemanha ganhou de 4 a 0 da Austrália e depois perdeu de 1 a 0 para a Sérvia; A Inglaterra não fez nenhum gol contra a Argélia, o jogo acabou 0 a 0; entre muitas, muitas outras, como podemos ver nesta tabela.

E muitas seleções também surpreenderam com seu bom desempenho: Paraguai se superou ao empatar com a Itália no seu primeiro jogo, e conseguiu chegar até as quartas de final. A Espanha disputou pela primeira vez uma final - e ganhou. O bicampeão Uruguai conseguiu, após 40 anos, chegar a uma semi-final.

Outro fato muito comentado na Copa foram os erros da arbitragem. Não notaram que o gol da Argentina contra o México estava impedido; no jogo da Alemanha contra a Inglaterra, a bola foi 33cm para dentro do gol alemão, mas o juiz não marcou; no Eslováquia contra Nova Zelândia, houve dois gols impedidos que foram marcados, um de cada time; o placar final foi 1 a 1. Entre muitos outros. No jogo contra Costa do Marfim, Luis Fabiano encostou o braço duas vezes na bola antes de fazer o segundo gol. Depois, ele explicou ao juiz que não usou o braço para facilitar a jogada. O gol foi válido, e tido como um dos mais bonitos da Copa.

E outro personagem da Copa foi: Mick Jagger. Ele foi torcer pelos Estados Unidos nas oitavas-de-final. Perdeu. Torceu pela Inglaterra, ainda nas oitavas. Perdeu. Após apenas esses dois jogos, as pessoas generalizaram e passaram a chamá-lo de azarado. Sua fama já era conhecida quando apareceu torcendo pelo Brasil no jogo das quartas-de-final. Quando apareceu sua imagem, as pessoas do Twitter entraram em desespero. O resultado, no final, não poderia ser diferente.

Além do Mick Jagger, tivemos outro personagem cheio de mistérios: o polvo Paul. É um polvo alemão que acertou os vencedores de todos os jogos da Alemanha. Para a sua refeição, eram colocados em seu aquário dois potes, cada um com uma bandeira das seleções que iam jogar. Dentro de cada pote havia uma mesma quantidade de comida. O polvo sempre escolheu o pote da seleção que ganharia o jogo. Funcionou com todos os jogos da Alemanha, e, de quebra, ainda disse que a Espanha seria a vencedora. Supondo que o polvo escolhesse os potes aleatoriamente, e que cada seleção tinha 50% de chance de vencer (e 33% nos jogos onde pudesse haver empate), a probabilidade que ele tinha de acertar todos era de 0,2%.

Calculamos ainda a probabilidade de o polvo ter acertado todos os jogos e de o time do Mick Jagger sempre perder. (Ou seja, os dois eventos acontecerem ao mesmo tempo). Ela é de 0,02%. Com certeza, uma Copa cheia de coincidências. Ou mistérios, como acreditam alguns.

A primeira goleada da Copa foi da Alemanha contra a Austrália: 4 a 0. Logo, milhares de pessoas comentaram no Twitter: "Pobres australianos!" Foi uma das frases mais escritas no microblog no dia. Mal sabiam as pessoas que logo depois viria um 7 a 0 de Portugal contra a Coreia do Norte. "Pobres coreanos!", gritavam elas.

Cogitava-se a possibilidade de haver uma semifinal somente entre sul americanos. Isso porque todos eles se classificaram para as oitavas. Já nas oitavas, houve um confronto entre Brasil e Chile, que foi eliminado. Os outros quatro sobreviveram para as quartas, mas Brasil, Argentina e Paraguai ficaram no meio do caminho. Os três perderam para seleções europeias. O Uruguai ganhou de Gana, mas perdeu para a Holanda na semi-final.

E o jogo do Uruguai contra Gana foi um dos mais polêmicos da copa. Isso porque um atacante uruguaio defendeu um gol com a mão, no ultimo minuto da prorrogação, que fez com que o jogo fosse para os pênaltis e o Uruguai ganhasse.

Outro dos jogos mais emocionantes foi do mesmo Uruguai contra a Holanda, já na semi-final. A Holanda parecia dominar o jogo. Já estava ganhando de 2 a 1 quando, aos 28 do segundo tempo, fez mais um gol. Nos últimos minutos de jogo, o Uruguai consegue marcar mais um. Estoura o acréscimo dado pelo juiz, mas o jogo continua. Uruguai ataca incessantemente. 11 jogadores da Holanda na defesa, 10 jogadores do Uruguai tentando atacar. Mas o final não foi feliz para os uruguaios. O juiz apita e o jogo termina 3 a 2.

O jogo do Brasil contra a Costa do Marfim deu o que falar. Apelidado carinhosamente por alguns de "o massacre dos canarinhos", o jogo foi um dos mais violentos, como o do Japão contra a Holanda. No segundo tempo, a Costa do Marfim se mostrou bastante agressiva.

Foi realmente uma Copa muito emocionante! E, agora, nos resta esperar 2014 para a próxima!


Autor: Raphael Rocha (RRS55)

Retirado daqui.


Veja também:
-
Todos os gols da Copa
- Resumo da Copa (em vídeo)

Um comentário:

Raphael Rocha disse...

Achei neste endereço uma seleção com "Os dez melhores momentos da Copa em caricaturas":

http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=13179

Vale a pena conferir!

Veja também: