Um agrônomo, um engenheiro e um matemático

Um agrônomo, um engenheiro e um matemático sobrevoam um campo onde se encontram algumas ovelhas.
O agrônomo:
- Vejam , todas as ovelhas desse país são pretas!
O Engenheiro:
- Não podemos afirmar isso. Podemos dizer que as ovelhas desse campo são todas pretas!
O matemático:
- O máximo que pode-se afirmar é que essas ovelhas, no nosso campo de visão, têm o lado direito do corpo negro!!!

Cola de Leite - como fazer

Você só precisa de:


- leite desnatado
- vinagre
- uma panela que não seja metálica (uma esmaltada serve)
- bicarbonato de sódio


Aqueça meio litro de leite desnatado e adicione seis colheres de sopa de vinagre aos poucos, misturando constantemente. Quando começar a engrossar, retire-o do fogo. Continue a mexer até que não haja mais possibilidade do caldo engrossar. Espere que a substância assente no fundo da panela. Então coe-a. Adicione 1/2 de copo (60 ml) de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio (também pode-se usar borato de sódio). Quando cessar o borbulhamento, tem-se cola.


Discussão

As colas têm sido utilizadas por milhares de anos para uma grande diversidade de aplicações, sendo que até o início deste século as principais matérias primas utilizadas eram de origem animal ou vegetal, como o sangue de alguns animais ou resinas naturais extraídas de folhas e troncos de algumas árvores. Atualmente uma grande variedade de colas são produzidas industrialmente a partir de substâncias sintéticas, com a finalidade de se obter propriedades adequadas aos novos materiais, como polímeros, cerâmicas especiais e novas ligas metálicas.


Algumas das colas produzidas pela indústria moderna apresentam alto poder de adesão combinado a uma apreciável resistência à temperaturas elevadas; outras mantém uma considerável flexibilidade mesmo depois de curadas. Certas colas, como a de carpetes por exemplo, embora eficientes podem apresentar problemas para a saúde por eliminarem substâncias orgânicas voláteis por muito tempo depois de aplicadas.


As colas naturais ainda são recomendadas para aplicações consideradas não especiais, como para colar papéis ou peças de madeira na construção de pequenos objetos de uso doméstico. A cola de caseína, por exemplo, tem um grande poder de adesão e pode ser facilmente preparada.


Na Primeira Guerra Mundial esta cola era muito utilizada na construção de aviões que tinham sua estrutura montada quase exclusivamente por peças de madeira. Uma desvantagem que esta cola apresentava, assim como outras colas "naturais", era a possibilidade de absorver umidade e assim, desenvolver fungos que se alimentavam dela. Algumas ocorrências deste tipo levaram os construtores de aviões a abandonar a cola de caseína, o que parece ter sido uma decisão bastante razoável.


As proteínas são macromoléculas constituídas de unidades de aminoácidos. O termo proteína deriva da palavra grega proteios e foi sugerido pela primeira vez por Berzelius em 1.838 e quer dizer "mantendo o primeiro lugar", devido a sua importância como alimento.


A caseína é a principal proteína presente no leite (aproximadamente 3% em massa) e é bastante solúvel em água por se apresentar na forma de um sal de cálcio. Sua solubilidade é fortemente afetada pela adição de ácidos que, pela redução do pH, que reduz a presença de cargas na molécula, fazendo com que a sua estrutura terciária seja alterada e, consequentemente, levando-a à precipitação. Esta redução de pH provoca a perda do cálcio, na forma de fosfato de cálcio, que é eliminado no soro.


A adição de bicarbonato de sódio leva à formação do caseinato de sódio, que tem propriedades adesivas, além de eliminar resíduos de ácido do limão. Industrialmente a precipitação da caseína é feita pela adição de ácido clorídrico ou sulfúrico ou ainda pela adição de uma enzima presente no estômago de bovinos, a renina. Quando a precipitação da caseína tem por objetivo a produção de alimentos, como o queijo por exemplo, são utilizados microrganismos que produzem ácido lático, a partir da lactose.


Curiosidades:


Você sabia que os aviões antigos eram feitos com cola de leite?
Os aviões antigos, usados no início do século XX, eram feitos de madeira compensada. Muitos deles eram colados com cola de caseína, ou seja, uma cola feita com leite!

A cola de caseína foi descoberta por Adolph Spitteler, da Bavária (Alemanha), em 1897.

O uso da cola de caseína na fabricação de aviões foi considerada "perigosa" já que essa cola é feita a partir do leite, uma substância orgânica, e pode sofrer a ação de microorganismos. Se a umidade estiver alta,
fungos podem "atacar" a cola - eles crescem comendo a cola! Na década de 1940 a 1950, muitos aviões eram ainda feitos com essa cola. Apesar do perigo, nunca se soube de algum acidente causado pelo ataque de microrganismos à cola de um avião.

Vírus no MSN

Há um novo golpe no MSN. Você recebe um e-mail de uma pessoa com um texto amigável que aparenta intimidade e com um arquivo anexo... FALSO!!


Isso mesmo! Preste atenção antes de abrir qualquer anexo! Ele pode ser um falso arquivo, com um link para uma página desconhecida, como vemos na foto abaixo:



Cuidado redobrado com e-mails de estranhos!!
Fique atento!! ;)

Guitar Hero (Flash)


Jogo muito divertido, onde você tem que pressionar as teclas indicadas conforme a música, usando as letras A, S, J, K e L do teclado.

Algumas das músicas disponíveis no jogo são:
Sultans of swing - Dire Straits
Fear of the dark - Iron Maiden
Tears of the dragons - Bruce Dickinson
Stairway to heaven - Led Zeppelin
Californication - Red Hot Chili Peppers
Still loving you - Scorpions
Another brick in the wall - Pink Floyd
Evil papagali - Massacration
Stratosphere - Stratovarius
Master of Puppets - Metallica
Carry on - Angra

Clique aqui para jogar.

Ruth Lemos

Esse foi o primeiro vídeo marcante que eu vi na Internet... Até hoje eu rio muito dele!!
<!-382 319->

Trata-se de uma nutricionista que, ao ser entrevistada, começou a gaguejar muito, porque estava ouvindo a própria voz, mas alguns décimos de segundo atrasada, o que acabou a confundindo...
Veja o texto do vídeo:

REPÓRTER: ... e não é só desse adulto que tá falando ai não, a preocupação grande para as crianças também. Segundo a OMS, a Organização Mundial de Saúde, 5% das crianças do Brasil são obesas e 15% não são ainda obesas, mas estão acima do peso. Uma semana inteira para pensar sobre isso, porque na próxima semana é o dia do nutricionista, mas eles já vão estar hoje aqui na estação central do metrô, onde eu estou agora, conversando com a população, orientando, as mais de 20 mil pessoas que passam por aqui todos os dias.
Eu vou conversar com Ruth Lemos, que é nutricionista, pra saber primeiro o seguinte:
Como é a gente vai convencer, como é que os pais devem convencer um adolescente que chega por exemplo num Shopping Center como nós vimos e prefere comer sanduíche, batata porque é mais rápido, por que é mais jovem mesmo, o que que essas pessoas precisam saber?

RUTH: (primeiro tenta pegar o microfone, porém deve ter levado uma cara feia da repórter e desistiu)
- Elas precizãum saber-sãber que.. o... até o sanduíche-iche pode ter um valor nonunutritritritriv nutrr adequado!


REPÓRTER: O valor nutritivo pode ser adequado até mesmo num sanduíche.

RUTH: Lóóógiiico, você pode diminuí cumi aãã quante a quantidadade degu di guuuoooooooorduudura
REPÓRTER: E aí diminuindo essa quantidade de gordura o que aconteceria?... Não tudo bem, assim são só orientações. Quando essas pessoas passarem por aqui... aí a senhora vai tá fazendo o que, os nutricionistas que vão estar aqui vão dar que tipo de serviço, que tipo de orientação?

RUTH: Nós vamos dar diiicas sobre uma alimentaçãoalimentaçaum saudasaudáááávelável que oferecereça condiçõõões diom melhora de vidadevida. Nós precizamos melhorar a qualida-qualidadedevidevida da populaçãummm-olaçãu. É... hoje sabemos que a espectatitriva de vida está aumentandu, e mas nós precisamos vivrre-verreverrer mais-mais com um ali qualidadedividivvv e para isso precisamos substituir alimentux, aumentar a quantidade de fibrax de vegetaix folhóóósus-sus e diminuí a quantidadequantidad de gordura e hidrato dicarcarcarbono.

A vingança...

Toca o celular...


- Alô
- Alô, Senhor Gustavo Costa?
- Sim
- Sr. Gustavo Costa, aqui é da TIM, estamos ligando para
oferecer a promoção TIM 1 .382 minutos, onde o Sr. tem direito...
- Desculpe - interrompo - mas quem está falando?
- Aqui é Rosicleide Judite, da TIM, e estamos ligando...
- Rosicleide, me desculpe, mas para nossa segurança, gostaria de conferir alguns dados antes de continuar a conversa, pode ser?
-... bem, pode.
- Vc trabalha em que área, na TIM?
- Telemarketing Pró Ativo.
- VC tem número de matrícula na TIM?
- Senhor, desculpe, mas não creio que essa informação seja necessária.
- Então terei que desligar, pois não posso ter segurança que falo com uma funcionária da TIM.
- Mas posso garantir...
- Além do mais, sempre sou obrigado a fornecer meus dados a uma legião de
atendentes sempre que tento falar com a TIM.
- Minha matrícula é 1234562. -
Só um momento enquanto verifico.
... (Dois minutos)
- Só mais um momento.
... (Cinco minutos)
- Senhor?
- Só mais um momento, por favor, nossos sistemas estão lentos hoje.
- Mas senhor...
- Pronto, Rosicleide, obrigado por haver aguardado. Qual o assunto?
- Aqui é da TIM, estamos ligando para oferecer a promoção TIM 1382 minutos, onde o Sr. tem direito a falar 1 .300 minutos e ganha 82 minutos de graça, além de poder enviar 372 TIM Torpedos totalmente grátis. O senhor está interessado, Sr. Guilherme?
- Rosicleide, vou ter que transferir você para a minha esposa, por que é ela que decide
sobre alteração de planos de telefones celulares. Por favor, não desligue,
pois essa ligação é muito importante para mim. Coloco o celular em frente ao
aparelho de som, deixo a música Festa no Apê do Latino tocando no Repeat e
vou para o bar tomar uma cervejinha.
www.raphaelrs55.blogspot.com

PS.: Nada contra a TIM, é uma ótima operadora, eu uso e recomendo! XD

No estádio...


Veja também: